Instituto Baoba

Jovens no mercado de trabalho: a importância da oportunidade

A falta de oportunidades para carreiras e educação geram um bloqueio na inclusão de jovens no mercado de trabalho. No Brasil, projetos sociais que disseminam a igualdade de acesso à cultura, informação e aprendizado de alto nível ainda são escassos. 

Esses são alguns dos motivos pelos quais temos nos deparado com jovens cada vez mais frustrados ou desinteressados. 

É comum encontrar análises sobre a geração atual de jovens que não estudam nem trabalham — os chamados nem-nem —, mas será que essa posição da geração não é, afinal, um problema social?

Desafios para jovens no mercado de trabalho:

Falando especificamente sobre o jovem brasileiro, podemos apontar diversos elementos como desafios na inserção no mercado de trabalho. 

Acesso à educação: Talvez o mais primordial elemento para alcançar novas possibilidades, a educação igualitária é chave para abrir portas no mercado de trabalho e expandir horizontes. Quando um jovem tem acesso negado à educação, é natural que seus desafios sejam maiores;

Diferenças geográficas: Enquanto capitais e regiões com alto desenvolvimento oferecem mais diversidade e acesso à cursos, eventos e contatos, jovens em locais marginalizados ou com menos recursos sofrem para ir de encontro às possibilidades.

Cultura: A cultura escassa ou limitada também promove a quebra da expansão de horizontes, formando mentes mais fechadas e com menos repertório. Tudo isso contribui na diminuição das expectativas e chances;

Incentivo à expectativas: Por falar em expectativas, é fundamental que jovens, principalmente se encaminhando para o mercado de trabalho, participem de programas de incentivo para que conheçam novas carreiras e possibilidades, e saibam que é possível. Observar exemplos e conhecer novos ambientes são fundamentais.

É interessante apontar que tais elementos devem ser considerados “desafios” e não “barreiras” ou “empecilhos”, já que a intenção é que eles sejam vencidos, e não aceitos como algo definitivo.

A oportunidade é a principal ponte entre uma vida melhor, com opções de carreiras, acesso à cultura e a diferentes espaços, e a desigualdade social e a frustração. E sabendo disso, surge a dúvida: como lidar com essa questão?

Afinal, o que é oportunidade?

Para vencer os desafios citados, é necessário que empresas, escolas e ativistas se unam, buscando promover acesso à educação de qualidade e movimentar o mercado de trabalho. Algumas ações podem facilitar esse processos, e o Instituto Baobá já as realiza:

Oferecer ensino de qualidade: Unindo educadores e estudantes com metodologias de alto nível, levando aprendizagem a diferentes lugares;

Romper fronteiras: Vencer os limites geográficos faz com que mais pessoas tenham acesso a novos horizontes. O ensino a distância é um dos formatos que contribui para formar essa ponte, além do incentivo a viagens e encontros educativos;

Exaltar e entender: É preciso compreender desafios, necessidades e expectativas dos estudantes. Assim, é possível construir uma rede de pessoas com mais visão de futuro e interesse, que saibam que é possível transformar, e que uma vez formadas, continuem esse ciclo, inspirando, ensinando e incentivando;

Saiba como atuamos no Instituto:

Conheça o Instituto Baobá: Nossas raízes, sementes e frutos.

Tudo isso contribui não apenas para o crescimento do país e da economia, gerando desenvolvimento, mas também forma profissionais de alto nível e seres humanos mais saudáveis, éticos e comprometidos. 

O Instituto Baobá e a responsabilidade social:

Nós, do Instituto Baobá, acreditamos que oferecer oportunidades é uma responsabilidade social. Nossa missão é romper estereótipos, barreiras geográficas e socioeconômicas, e transformar vidas através da educação, do bem-estar e da ética. 

Desconstruir os limites impostos pelos desafios é uma tarefa de todos os dias, que é mais facilmente vencida com parceiros e apoiadores, estudantes interessados e novos horizontes. 

Acreditamos na educação sem fronteiras e em oportunidade para todos. E agimos, buscando construir um futuro melhor.

Para conhecer nosso trabalho, visite as redes sociais e saiba mais.

Vamos juntos transformar mundos! Ser incrível é para todos.

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?