A falta de oportunidades para carreiras e educação geram um bloqueio na inclusão de jovens no mercado de trabalho. No Brasil, projetos sociais que disseminam a igualdade de acesso à cultura, informação e aprendizado de alto nível ainda são escassos.
Esses são alguns dos motivos pelos quais temos nos deparado com jovens cada vez mais frustrados ou desinteressados.
É comum encontrar análises sobre a geração atual de jovens que não estudam nem trabalham — os chamados nem-nem —, mas será que essa posição da geração não é, afinal, um problema social?
Desafios para jovens no mercado de trabalho:
Falando especificamente sobre o jovem brasileiro, podemos apontar diversos elementos como desafios na inserção no mercado de trabalho.
Acesso à educação: Talvez o mais primordial elemento para alcançar novas possibilidades, a educação igualitária é chave para abrir portas no mercado de trabalho e expandir horizontes. Quando um jovem tem acesso negado à educação, é natural que seus desafios sejam maiores;
Diferenças geográficas: Enquanto capitais e regiões com alto desenvolvimento oferecem mais diversidade e acesso à cursos, eventos e contatos, jovens em locais marginalizados ou com menos recursos sofrem para ir de encontro às possibilidades.
Cultura: A cultura escassa ou limitada também promove a quebra da expansão de horizontes, formando mentes mais fechadas e com menos repertório. Tudo isso contribui na diminuição das expectativas e chances;
Incentivo à expectativas: Por falar em expectativas, é fundamental que jovens, principalmente se encaminhando para o mercado de trabalho, participem de programas de incentivo para que conheçam novas carreiras e possibilidades, e saibam que é possível. Observar exemplos e conhecer novos ambientes são fundamentais.
É interessante apontar que tais elementos devem ser considerados “desafios” e não “barreiras” ou “empecilhos”, já que a intenção é que eles sejam vencidos, e não aceitos como algo definitivo.
A oportunidade é a principal ponte entre uma vida melhor, com opções de carreiras, acesso à cultura e a diferentes espaços, e a desigualdade social e a frustração. E sabendo disso, surge a dúvida: como lidar com essa questão?
Afinal, o que é oportunidade?
Para vencer os desafios citados, é necessário que empresas, escolas e ativistas se unam, buscando promover acesso à educação de qualidade e movimentar o mercado de trabalho. Algumas ações podem facilitar esse processos, e o Instituto Baobá já as realiza:
Oferecer ensino de qualidade: Unindo educadores e estudantes com metodologias de alto nível, levando aprendizagem a diferentes lugares;
Romper fronteiras: Vencer os limites geográficos faz com que mais pessoas tenham acesso a novos horizontes. O ensino a distância é um dos formatos que contribui para formar essa ponte, além do incentivo a viagens e encontros educativos;
Exaltar e entender: É preciso compreender desafios, necessidades e expectativas dos estudantes. Assim, é possível construir uma rede de pessoas com mais visão de futuro e interesse, que saibam que é possível transformar, e que uma vez formadas, continuem esse ciclo, inspirando, ensinando e incentivando;
Saiba como atuamos no Instituto:
Conheça o Instituto Baobá: Nossas raízes, sementes e frutos.
Tudo isso contribui não apenas para o crescimento do país e da economia, gerando desenvolvimento, mas também forma profissionais de alto nível e seres humanos mais saudáveis, éticos e comprometidos.
O Instituto Baobá e a responsabilidade social:
Nós, do Instituto Baobá, acreditamos que oferecer oportunidades é uma responsabilidade social. Nossa missão é romper estereótipos, barreiras geográficas e socioeconômicas, e transformar vidas através da educação, do bem-estar e da ética.
Desconstruir os limites impostos pelos desafios é uma tarefa de todos os dias, que é mais facilmente vencida com parceiros e apoiadores, estudantes interessados e novos horizontes.
Acreditamos na educação sem fronteiras e em oportunidade para todos. E agimos, buscando construir um futuro melhor.
Para conhecer nosso trabalho, visite as redes sociais e saiba mais.
Vamos juntos transformar mundos! Ser incrível é para todos.