Você não sabe o que fazer nas férias? Não deu tempo de planejar uma viagem? Sem problemas! Confira essas dicas de férias para todos os gostos.

Você espera o ano todo, e quando elas chegam, não sabe o que fazer nas férias? Acaba sentindo que foi “tempo perdido”?
Isso é normal! E para se livrar dessa sensação, você pode contar com algumas dicas para curtir o tempo livre de maneira proveitosa e simples.
Se você pretende fazer uma viagem, aproveite para mergulhar em novas culturas e conhecer lugares. Mas se você não tem ideia do que fazer, salve essas dicas, porque talvez ainda não esteja de férias, mas quando se trata de coisas boas, nunca é cedo para começar a planejar! Vamos lá?
- Aproveite para se dedicar a um novo hobby:
Além de nos dar a chance de descansar, as férias podem ser uma boa oportunidade para colocar em prática aqueles desejos que você sempre adiou por falta de tempo.
Sabemos como pode ser complicado conciliar estudos, descanso e trabalho, por isso, esse período é tão importante para tentar coisas novas e, assim, se sentir realizado. Nada melhor do que tentar um novo hobby!
O objetivo do hobby é ser algo que te dá prazer, como um escape. E eles também podem ajudar a exercitar sua criatividade, formar laços sociais e até exercitar sua disciplina.
Algumas sugestões são:
- Tocar um instrumento;
- Aprender a cozinhar;
- Praticar algum esporte;
- Fazer aulas de dança;
- Estudar artes, como desenho e fotografia;
- Criar hábitos, como leitura ou yoga;
- Voluntariar-se a alguma causa social.
O mais legal sobre os hobbies é que eles não vem com aquela carga de “obrigação”, nem têm objetivos profissionais, sabe? Por isso são ótimos para o corpo e a mente, e podem te ajudar no dia a dia.
- Mergulhe na leitura:
Falando em hábitos, aqui está um que é sempre muito proveitoso! Apostar na leitura durante o seu tempo livre, começando com gêneros que gosta, pode te ajudar a exercitar seu aprendizado e até tornar o ato de ler mais fácil.
Assim, quando você voltar aos estudos, vai ver como as leituras “obrigatórias” parecem muito mais fluidas.
- Treine um novo idioma:
Sabe essa língua que você está aprendendo e nunca tem muito tempo para vivenciar? Que tal aproveitar as férias para assistir muitos filmes e séries com o idioma ligado?
Para pegar de vez o jeito e se acostumar com a língua você também pode:
- Ouvir podcasts;
- Ler um livro (e vá no seu nível, podem ser até gibis ou livros infantis);
- Escutar muita música;
- Revisar o conteúdo que já aprendeu.
Quer mais dicas para investir no idioma novo? Confira nosso conteúdo especial:
Como aprender um idioma? Guia de dicas completo!
- Visite lugares novos e adquira bagagem:
Não deu tempo de planejar uma viagem? Sem problemas! O que vale mesmo é ter bons momentos e relaxar, além de viver coisas incríveis.
Aproveite para visitar aquele lugar em sua cidade que sempre quis, mas nunca conseguiu. Vale restaurante, museu, parque e até eventos.
Se você puder conhecer novas culturas, seja através de um prato típico ou de uma exposição, melhor ainda. Assim, você adquire repertório, o que vai te ajudar no dia a dia.
- Faça um cronograma de estudos:
E que tal aproveitar o tempo livre para colocar os estudos em ordem? Você pode revisar conteúdos, fazer exercícios extras e até planejar o próximo semestre.
Também é válido tirar um tempo para assistir vídeos ou documentários da sua área, e até se planejar para incluir todas essas coisas novas na sua rotina quando acabarem as férias.
- Faça um curso livre:
Falando em estudos, as férias são um ótimo momento para fazer cursos! Muita gente só quer descansar nessa época, o que é fundamental, mas se bater aquela vontade de aprender ou encontrar algo legal, que vale seu tempo, invista nisso.
Os cursos livres podem ter duração de horas, bem curtos mesmo, e na maioria das vezes são online. Existem algumas plataformas que oferecem aulas gratuitas em diversas áreas, e algumas até com certificado. Algumas delas são:
As plataformas contam com cursos que vão de cibersegurança a empreendedorismo. É só clicar e dar aquele gás no currículo!
Aproveite para saber mais:
Cibersegurança: o mercado do futuro?
- Avalie suas metas e objetivos:
Se você está apostando na organização, as férias também são um bom momento para fazer um “balanço” do que você conquistou e aprendeu, e do que ainda é objetivo.
Dá para criar um calendário com suas próximas metas e observar sua evolução, fazendo anotações do que ainda precisa melhorar e como chegar lá.
- Pratique esportes e meditação:
E que tal cuidar da saúde do corpo e da mente durante as férias? Esses hábitos podem começar intensos enquanto você tem tempo, e assim, fica mais fácil incluí-los na rotina depois.
Aproveite para praticar aquele esporte que sempre quis, testar aulas livres e meditar muito. Isso vai trazer muitos benefícios para o seu dia a dia.
- Seja voluntário em um projeto:
Ajudar o outro é uma corrente que une a responsabilidade social ao bem-estar da mente. Aproveitar as férias para realizar trabalho voluntário, é sem dúvidas uma experiência gratificante.
Aquele projeto que você sempre quis ajudar, mas nunca teve muito tempo, pode ser seu alvo ideal. Você vai descobrir que é possível evoluir apoiando o próximo.
- Descanse!
Por fim, não podemos nos esquecer do mais importante. As férias são, principalmente, feitas para relaxar. É isso que vai renovar suas energias e te dar um gás na rotina.
Não se prenda à sensação de “não fazer nada”, afinal, a contemplação, o descanso de qualidade e os momentos de liberdade também são fundamentais para a saúde da mente (e do corpo).
Descanse muito, regule seu sono, passe tempo com família e amigos e lembre-se que sempre virão outras férias para colocar objetivos em prática!
Para saber mais sobre o Instituto Baobá e conferir dicas de rotina de estudos, indicações e informações, siga @institutobaoba_ nas redes sociais!