Quando ideias inovadoras se unem a objetivos benéficos para a sociedade e o planeta, mudanças transformadoras acontecem. Para incentivar essas ideias e a transformação positiva, a ONU, Organização das Nações Unidas, criou uma lista de práticas sustentáveis em forma de objetivos, buscando melhorias que vão da saúde à economia.
Comparar as práticas de iniciativas e institutos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e descobrir quais abordam os tópicos desta lista é uma boa maneira de ter um parâmetro de qualidade e responsabilidade social para apoiar projetos.
Então, venha entender os ODS e saber como o Instituto Baobá se encaixa nessa nova era de mudança.
Antes de mais nada, vamos entender os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de uma agenda da ONU apresentada e adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. Nesta campanha, 17 objetivos e 169 metas foram definidas para serem atingidas até 2030.
A agenda engloba os países que fazem parte da ONU, inclusive o Brasil, e conta ainda com parceiros e apoiadores.
Esses objetivos visam resolver e melhorar questões como infraestrutura, educação, sustentabilidade ambiental, padrões de consumo, redução de desigualdades, erradicação da pobreza, saneamento básico, segurança alimentar, igualdade de gênero, saúde e diversas outras questões sociais e ambientais.
Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
É claro que existem diversos tópicos na luta por melhorias no Brasil e no mundo, mas as 17 metas definidas pela ONU resumem bem os primeiros passos para a transformação.
Esses objetivos são:
- Erradicação da Pobreza;
- Fome Zero e Agricultura Sustentável;
- Saúde e Bem-Estar;
- Educação de Qualidade;
- Igualdade de Gênero;
- Água Potável e Saneamento;
- Energia Limpa e Acessível;
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
- Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- Redução das Desigualdades;
- Cidades e Comunidades Sustentáveis;
- Consumo e Produção Responsáveis;
- Ação Contra a Mudança Global do Clima;
- Vida na Água;
- Vida Terrestre;
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
- Parcerias e Meios de Implementação;
Para que a população possa compreender e acompanhar a implementação dessa agenda, com o apoio de organizações e empresas privadas, a ONU criou ainda portais de dados e canais de informação:
Além de apoiar diretamente a agenda nos canais oficiais do projeto, empresas e instituições também podem conhecer e seguir os objetivos de forma livre. Afinal, toda a ajuda é bem-vinda!
O Instituto Baobá e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
No Instituto Baobá, o ensino e o incentivo ao bem-estar são aplicados de maneira responsável, humanizada e sustentável. Tudo isso buscando apoiar a ascensão social de jovens por todo o Brasil, contribuindo para condições mais dignas de infraestrutura e gerando oportunidade.
Tendo isso em mente, é possível afirmar que o Instituto Baobá se encaixa diretamente em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
3. Saúde e Bem-Estar: por meio do incentivo à práticas de meditação e conscientização da saúde do corpo e da mente, que possibilitam uma rotina de vida mais benéfica;
4. Educação de Qualidade: contando com a parceria de instituições de ensino e profissionais de excelência, além de métodos de aprendizagem visionários e inclusivos, promovendo ainda eventos educativos e acesso à cultura;
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Baobá busca implementar jovens no mercado de trabalho com carreiras de alto nível, oferecendo não só oportunidades e expertise como também experiências técnicas e networking. Assim, mais pessoas podem ascender socialmente e mudar a vida das famílias.
10. Redução das Desigualdades: Além de priorizar jovens de localidades com baixo acesso à educação de qualidade, Baobá também valoriza a igualdade de gênero no mercado de trabalho e nos demais aspectos do convívio social. No Instituto criamos ainda uma corrente de apoio, que possibilita que alunos já formados e bem colocados no mercado sejam apoiadores dos estudantes que virão, reduzindo as baixas oportunidades.
Contribuir para as mudanças que queremos e precisamos vivenciar é um trabalho de todos, que começa nas pequenas práticas e escolhas. Cada um desses objetivos interfere na vida da população mundial e do planeta, portanto, o melhor a fazer é buscar um impacto positivo.
Quando empresas e organizações se unem para transformar, os resultados podem ser alcançados com mais eficácia, tendo não apenas apoio financeiro, mas incentivando e aplicando mudanças na prática, no modo como produzimos, vendemos, ensinamos e cuidamos.
Juntos, podemos tratar a raiz dos problemas, e criar soluções mais eficazes, para levar melhorias onde elas são mais necessárias.
Acompanhe Baobá nas redes sociais para saber mais, apoiar e compartilhar esse projeto de responsabilidade social e transformação!