Entenda o método da Aprendizagem Criativa e saiba como aplicar no seu dia a dia para ter mais aproveitamento!

O que é aprendizagem criativa?

A aprendizagem criativa é um método pedagógico cada vez mais valorizado em todo o mundo, que busca abordar os assuntos ensinados de maneira mais descontraída, incentivadora, prazerosa e condizente com a realidade do aluno. 

Vamos mergulhar nessa linha de ensino e descobrir por que ela vem ganhando cada vez mais força entre os defensores da aprendizagem humanizada, e saber como você pode aplicar o método aos seus estudos, em casa!

O que é a aprendizagem criativa?

Este método onde o aluno é visto como protagonista e o ensino não como uma obrigação, mas um prazer, foi proposto por Mitchel Resnick, baseado em pensadores da área da educação como Seymour Papert, Montessori, Piaget e Paulo Freire.

A aprendizagem criativa entende o aluno não como mero “receptor de informações”, mas como parte do processo de descoberta de um mundo de conhecimento. Sendo assim, o aluno é ativo em seus estudos, criando tarefas, resolvendo desafios, trocando experiências, participando de jogos e atividades lúdicas. O professor, é o guia nessa jornada, o mestre que transmite o conhecimento e faz a mediação dessas tarefas.

Se engana quem pensa que esse método é feito apenas para crianças! Para Resnick, o tema resultou em projetos, teses e no livro “Jardim de Infância Para a Vida Toda”, onde aborda a aprendizagem criativa como uma forma de “colocar a mão na massa” como fazíamos na infância. E isso pode trazer muito aproveitamento!

Benefícios do método:

Na aprendizagem criativa, o aluno não apenas aprende as fórmulas e copia os resultados, mas é convidado a criar situações para aplicar o aprendizado, discutir com colegas, criar recursos visuais, táteis, sonoros…

Você se lembra de quando era criança e brincava de ir às compras, acabando por aprender cores, contas matemáticas, formas e até a viver em sociedade? 

Na aprendizagem criativa, desenvolvemos situações comuns à nossa realidade e um ambiente propício para aplicar nosso conhecimento de forma direta. Isso resulta em:

Com a colaboração e participação dos alunos nos estudos, é possível ainda criar um ambiente mais “confortável” para que eles ouçam, perguntem e errem sem julgamentos, construindo uma relação de confiança com colegas e educadores.

Onde encontramos o método?

O método da aprendizagem criativa já é encontrado em diversos ambientes de ensino, como em escolas de idiomas e cursos profissionalizantes voltados para as áreas da criatividade e artes, como fotografia, e também em cursos de tecnologia, onde os alunos são convidados a desenvolver projetos e resolver problemas reais. O próprio Mitchel Resnick, precursor do método, é um cientista da computação.

Aplicando nos seus estudos, em casa:

É claro que contar com um educador é fundamental em qualquer estudo, mas você pode aplicar a base da aprendizagem criativa em casa, nas suas revisões ou cursos livres.

Boas maneiras de fazer isso são:

O que não vai faltar, são maneiras de continuar aprendendo e sendo incrível!
Para acompanhar a gente em uma jornada de conhecimento e valorização, siga @institutobaoba_ nas redes sociais.

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?