Se você trabalha e estuda em casa sabe como é difícil fazer o dia render quando as temperaturas sobem. Saiba como driblar o calor no home office!

Se você trabalha e estuda em casa sabe como é difícil fazer o dia render quando as temperaturas sobem. E já que às vezes nem mesmo artifícios como ar-condicionado e ventilador resolvem esse problema, nosso blog de hoje tem um tema diferente, mas muito útil!

Vem conferir 10 dicas para diminuir o calor em casa, principalmente para quem precisa passar o dia em frente ao computador no home office.

  1. Amanheceu? Feche as janelas!

Embora seja ótimo deixar as janelas abertas quando tem passagem de ar (seja vento ou brisa fresca), elas podem se tornar vilãs quando estamos falando de um dia abafado, de ar parado e muito Sol.

O ideal é deixar o vento circulando no fim da tarde e início da noite (se possível, invista em telas de proteção para deixar as janelas abertas a noite toda), refrescando o ambiente com um ar mais fresco, e se livrando da sensação de abafamento. 

Já pela manhã, evite deixar o Sol entrar. Bloqueie os raios fechando as janelas ou mudando de ambiente, já que as paredes e móveis vão aquecer,  tornando tudo ainda mais quente.

  1. Coloque água na casa:

Se tem uma coisa que podemos encontrar em qualquer lojinha nos dias de hoje, são aqueles umidificadores de ambiente para o dia-a-dia. E eles ajudam mesmo, viu?

Existem opções de vários preços e modelos, mas se você não puder investir ou quiser uma solução mais rápida, espalhar recipientes com água pela casa já ajuda muito. Você pode encher um balde e colocar no seu escritório, por exemplo.

Se mora em um lugar onde isso apresenta algum risco, o que pode acontecer em casas com crianças e animais de estimação, opte por tapetes e panos molhados, no chão ou pendurados. Isso vai ajudar a tornar o ar mais “limpo”. Só garanta que a água seja trocada todos os dias, e não a deixe parada e esquecida, evitando mosquitos e sujeira.

  1. Toalhas úmidas:

Esse truque é antigo, simples e salva aqueles dias onde a temperatura do seu corpo não abaixa por nada! Basta molhar uma toalha ou pano (de preferência de algodão), e deixar enrolada ao seu pescoço ou ao seu alcance para umedecer o peito e o rosto.

A dica também vale para quando você for sair de casa. Lembre-se de molhar a toalha a cada uma ou duas horas, mantendo o tecido fresco.

  1. Troque de roupa:

Por falar em tecido, o calor não é um bom momento para trabalhar de pijama. Por isso, invista em roupas largas e frescas, feitas de algodão. Isso vai diminuir a sensação de abafamento, você vai suar menos e o ar vai circular pelo tecido.

  1. Atenção para as lâmpadas:

Sabia que os eletrônicos aumentam o calor? Você já deve ter reparado que eles aquecem, isso é normal. Quando não está usando, aproveite para desligar tudo o que for possível. Assim, você diminui a temperatura dos cômodos. 

Como estamos falando de home office, é um pouco difícil desligar o computador, então, tente levantar e dar uma circulada pela casa em pausas. Jogue uma água no rosto e se refresque. Além disso, dê uma atenção especial para as lâmpadas dos cômodos: prefira as frias, brancas e de led. Elas aquecem muito menos que as amarelas.

  1. Use o congelador a seu favor!

O congelador pode ser seu melhor amigo no verão! Use-o para congelar garrafas d’água que vão servir de “gelo” para se refrescar. 

Uma dica preciosa é congelar roupas de cama e até camisetas. Isso mesmo! Deixe os lençóis e até a almofada da cadeira no congelador por algumas horas antes de usar. Isso ajuda a refrescar o corpo.

Só garanta que tudo esteja seco antes de colocar para congelar. De preferência, envolva os itens em sacos plásticos na hora de levar ao freezer, fazendo com que eles fiquem frescos, mas não molhados.

  1. Bolsas térmicas salvam:

Por falar em congelar, sabe aquelas bolsas térmicas para cólica ou dor de cabeça? Elas também são uma boa pedida no calor, para pressionar em partes estratégicas do corpo, como ombros, testa e pulsos.

  1. Quanto mais verde, melhor!

Você já deve saber que regiões com árvores são mais frescas, mas sabia que as plantas causam o mesmo efeito nos cômodos em escala reduzida? Por isso, aposte em vasinhos espalhados onde você passa mais tempo. Não esqueça da manutenção: regas e trocas de pratinhos com frequência, para não acumular água e insetos.

  1. Hora de pensar em redecorar:

Já que estamos falando de decoração, aproveite para fazer mudanças na casa. Tire tudo o que possa impedir o ar de circular, como bichos de pelúcia e objetos que bloqueiam passagens. 

Opte também por virar os móveis para onde entra mais corrente de ar, mesmo que seja temporariamente, como colocar sofás embaixo das janelas para se sentar e refrescar. 

Se tratando de ventilador e ar-condicionado, pense em pontos estratégicos para posicioná-los. Vire o ventilador para a janela, por exemplo, para jogar o ar abafado de um ambiente para fora.

  1. Seus cuidados pessoais:

Por fim, é sempre válido lembrar: beba muita água e tome banhos em temperatura ambiente, com o chuveiro desligado. O banho frio pode causar choque térmico, então tenha cuidado na dose! 

Quanto à água, se quiser dar uma variada no “cardápio”, aposte em receitas de sucos naturais ou vitaminas com gelo. Lembrando que bebidas como refrigerantes e álcool, mesmo que gelados, dão uma falsa sensação de refrescância, já que na verdade o açúcar que produzem no seu corpo demora a queimar, aumentando ainda mais a temperatura.

Cuide-se bem e tenha sucesso na produtividade! Continue acompanhando Baobá nas redes sociais para todos os tipos de dicas de educação e carreira.

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?