Cibersegurança: O mercado do futuro?

Conforme as facilidades tecnológicas aumentam, as ameaças no mundo virtual também aumentam. Hoje, para utilizar qualquer tipo de serviço online, precisamos fornecer nossos dados, além de uma série de permissões que monitoram nosso comportamento na internet. 

Para tornar tudo isso mais seguro para nós, usuários, existe uma série de leis e padrões de desenvolvimento que os donos de sites, aplicativos e serviços virtuais precisam seguir. Tudo isso está nas mãos da Cibersegurança, um mercado que tende a crescer cada vez mais no mundo inteiro. Vem entender como!

O que é a Cibersegurança?

Tudo o que envolve proteção de dados, tanto informações pessoais fornecidas para compras, cadastros e mantidas no computador, quanto histórico de navegação, como compartilhamento de sites acessados e propagandas visualizadas, faz parte do universo online. 

A cibersegurança surge para garantir que tudo isso está protegido, cuidando tanto do bem-estar do usuário quanto dos interesses de empresas e aplicativos, que não podem ter seus sistemas invadidos ou corrompidos. 

Como a Cibersegurança está no nosso dia a dia:

Existem vários momentos em nosso dia a dia virtual onde a cibersegurança está presente e nem sabemos. Seja na confirmação de uma senha, na verificação de permissão para acesso a aplicativos e redes sociais ou na navegação em uma rede. 

Antes mesmo do nosso acesso a uma plataforma, profissionais de cibersegurança já trabalharam para garantir que o meio online seja ético e seguro. São eles que participam do desenvolvimento de sites e aplicativos para que possamos ter experiências confortáveis.

Sendo assim, a cibersegurança é dividida em algumas categorias. As principais são: 

Já deu para notar que tudo isso faz parte do nosso dia a dia de verdade, né?

Os profissionais de cibersegurança estão presentes em empresas com plataformas online, como desenvolvedores ou equipe de segurança, em bancos, criação de aparelhos eletrônicos e até mesmo lidando com crimes. 

Mesmo assim, você pode estar se perguntando: por que podemos afirmar que este mercado vai crescer?

O futuro do mercado de cibersegurança:

Atualmente, a maior preocupação das empresas no meio online é com os crimes cibernéticos. Isso faz com que a necessidade de profissionais preparados e éticos para defenderem ameaças seja cada vez maior.

De acordo com a revista Cybersecurity Ventures, o cibercrime pode custar até o ano que vem cerca de 8 trilhões de dólares ao mundo. A tendência é que esse número cresça 15% a cada ano. Isso prejudica empresas e usuários. 

A análise aponta ainda que estima-se que haja um crime cibernético acontecendo a cada dois segundos no mundo.

Sendo assim, o investimento em profissionais capacitados para a defesa desses ataques e o desenvolvimento de plataformas mais seguras é cada vez mais necessário. 

O mercado de cibersegurança é um dos que mais vai gerar oportunidades nos próximos anos. A estimativa é que 3,5 milhões de empregos na área ainda não estejam preenchidos até 2025. E as vagas são no planeta inteiro. 

Por isso, é fundamental que o profissional interessado busque:

Desta forma, é possível alcançar mais oportunidades e estar atento ao crescimento em potencial da área.

Baobá e a cibersegurança:

Como um instituto que busca oferecer oportunidades a jovens brasileiros e formar profissionais éticos, responsáveis e de alto nível, Baobá inicia seu projeto com um curso de cibersegurança. 

Além da profissão, os alunos aprendem inglês e têm acesso a práticas e conteúdos que colaboram para a carreira e para o bem-estar pessoal.

Assim, grandes empresas podem contar com profissionais de alto nível, e os alunos podem ingressar no mercado de cibersegurança com habilidades de excelência. 

Saiba mais sobre o projeto e como se tornar um parceiro:

Conheça o Instituto Baobá: Nossas raízes, sementes e frutos.

E para não perder nossos conteúdos e continuar acompanhando essa jornada cibernética, siga Baobá nas redes sociais. Até a próxima!

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?