O mundo da tecnologia é formado por gênios incríveis que, muitas vezes, passam despercebidos pela massa. Embora grandes nomes de destaque sejam facilmente lembrados, como Steve Jobs e Jeff Bezos, que se tornaram “celebridades”, há muitas mentes notáveis por trás das inovações que aproveitamos hoje.
Então, essas são seis personalidades que mudaram o mundo da tecnologia.
1. Ada Lovelace:
A Condessa de Lovelace é talvez a mulher mais famosa da tecnologia. Ela foi responsável por inventar o que é considerado “o primeiro computador”.
Ada criou os planos de uma máquina chamada Analytical Engine, que mais tarde foram colocados em prática por seu amigo, o matemático Charles Babbage.
O programa desenhado por Ada realizava cálculos, e é até hoje tido como base para como os computadores funcionam, de acordo com especialistas.
A invenção de Ada é tão importante, que foi criado o “Dia de Lovelace”, que celebra mulheres da tecnologia, da matemática, da engenharia e da ciência que mudaram o mundo.
2. Karen Spärck Jones:
Nos anos 70, a cientista da computação Karen Spärck Jones fez descobertas de processamento que transformaram os motores de busca no que conhecemos hoje.
Programas como o Google e o Internet Explorer só são possíveis graças às bases de recuperação de informação, à priorização de termos dos programas de busca e outras realizações da cientista, que faleceu em 2007.
3. Luiza Helena Trajano:
No Brasil, em termos de empreendedorismo, é impossível falar de tecnologia sem lembrar da “Lu”. Sob a gestão de Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, a primeira grande assistente virtual do país foi um acerto do time de tecnologia da empresa, e inspirada em Trajano.
A Lu foi eleita em 2022 a influencer digital mais importante do mundo, e Luiza é considerada uma mulher revolucionária por transformar a dinâmica de e-commerce e atendimento virtual no Brasil.
O site da Magalu mudou a forma como grandes redes apostavam em vendas online e marketing digital no país, tornando Trajano a empresária brasileira mais importante das últimas décadas.
4. Lee Byung-Chull:
Quando Byung-Chull, o filho, assumiu a empresa do pai em em 1987 — uma fabricante de produtos têxteis, refinamento de açúcar e distribuição de eletrônicos simples — ele decidiu revolucionar o mercado de smartphones, chips e outros essenciais da tecnologia no mundo.
Assim, nasceu a Samsung como conhecemos, que se tornou uma das marcas mais importantes da história no desenvolvimento e venda de eletrônicos, e transformou o cérebro por trás dessa transformação no homem mais rico da Coréia do Sul.
Lee Byung-Chull faleceu em 2020, e é considerado um dos empresários mais visionários do mercado da tecnologia.
5. Ken Kutaragi:
O gênio dos videogames Ken Kutaragi é o responsável pela criação do PlayStation, da gigante Sony. Fascinado por videogames, Ken travou uma busca incansável por inovações que pudessem transformar o mercado de jogos.
Em 1980, ele trabalhou na fusão Nintendo-Sony, mas sua personalidade visionária o levou a criar o console PlayStation, que revolucionou os gráficos e a jogabilidade dos videogames que conhecemos.
Sob sua liderança, a marca chegou até o PlayStation 5, sempre aplicando atualizações com o suporte de novos desenvolvedores geniais.
6. Reed Hastings:
Em 1998, o matemático e cientista da computação Reed Hastings recebeu a cobrança de uma taxa extra sobre um filme que havia alugado e esquecido de devolver. Foi assim que ele e o amigo Marc Randolph decidiram criar um sistema de envio de DVDs via correio, por cadastro.
O sistema se expandiu em território Americano, e embora ainda não gerasse tanto lucro, Hastings decidiu disponibilizar o catálogo de filmes em um programa online.
A ideia superou os desafios de e-commerce e a virada tecnológica dos anos 2000, ultrapassando o formato “.com” com um aplicativo independente.
Foi assim que surgiu a Netflix, empresa que revolucionou o mercado de streaming de filmes e séries no mundo todo, oferecendo um catálogo personalizado, e que vai muito além das limitações de oferta das locadoras regionais.
Bônus – A dupla Hedy Lamarr e George Antheil:
De família judia e com uma trajetória de vida complexa, a atriz Hedy Lamarr, reclusa durante a Segunda Guerra Mundial, se tornou amiga de George Antheil, seu vizinho.
Durante um dueto com Antheil no piano, ela notou que as frequências sonoras emitidas pelas notas musicais mudavam conforme ela sintonizava o instrumento em diferentes tons. Determinadas frequências, sintonizadas de diferentes formas, possibilitavam o envio de mensagens seguras, que não podiam ser interceptadas.
George tinha conhecimentos sobre controles de instrumentos, e unindo suas mentes, eles tiveram uma ideia. Foi assim que surgiu a patente do que hoje conhecemos como “Wi-Fi”, um aparelho que os dois amigos chamaram de “frequency hopping”.
A ideia de Hedy foi rejeitada pelo governo americano na época por ser considerada “muito complexa”, e só foi usada em 1962, pelos militares lutando contra Cuba, mas a patente já havia prescrevido.
Até que em 1997, a empresa Ottawa Wireless Technology comprou 49% dos direitos do governo sobre a tecnologia, desenvolvendo as ondas de internet e celular como conhecemos hoje a partir da ideia de Hedy. Apesar de não receber lucros por sua invenção, ela foi honrada como “Mãe do Telefone Celular” pelo governo dos Estados Unidos.
E aí, qual desses você já conhecia?
Conheça nossos parceiros na jornada da tecnologia e siga o Instituto Baobá nas redes sociais.