Instituto Baoba

5 dicas para crescer na carreira e se manter em alta no mercado de trabalho.

Quer crescer na carreira? Confira essas 5 dicas!

Evoluir profissionalmente é o sonho de muita gente. Embora o sucesso seja relativo, é nítido que todos aqueles que estudam e se dedicam desejam crescer na carreira cada vez mais. Isso, por si só, já ajuda alguém a se destacar.

Mas existem alguns caminhos que podem te ajudar a manter o foco quando o assunto é crescer na sua profissão. Hoje, vamos refletir sobre alguns deles.

  1. Defina seu objetivo:

Não existe apenas um conceito de “evoluir”. Crescer na carreira pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

Seu conceito de “crescimento profissional” pode ser um salário maior, um cargo mais importante, tornar-se referência no assunto, ter seu próprio negócio, um emprego mais flexível, que te permita uma rotina mais tranquila e por aí vai.

Por isso, é fundamental, antes de mais nada, definir suas metas pessoais. Isso vai te ajudar tanto a direcionar seus estudos e contatos para esse objetivo, quanto reduzir as chances de frustrar suas expectativas. 

  1. Networking, a ponte dos negócios:

Fazer contatos é imprescindível em qualquer carreira, mesmo que seja para trocar experiências e aprendizagens. 

Mesmo dentro de uma empresa, é possível se conectar com outros profissionais, de outros setores, e manter suas habilidades sempre atualizadas para quando surgir uma oportunidade. 

Uma boa forma de fazer contatos é comparecendo a eventos do seu nicho, sejam palestras ou feiras. Atualmente, as redes sociais profissionais, como o LinkedIn, também são uma boa ferramenta para se aproximar dos especialistas certos. 

  1. Invista na sua capacitação:

Surgiu uma chance de fazer um novo curso? Encontrou um workshop online que pode te garantir novas visões de negócios? Aproveite a chance!

Continuar se aperfeiçoando pode te dar bagagem e repertório para que, quando uma oportunidade surgir, você tenha aquele ponto de vista que será o diferencial.

Investir nas suas habilidades te ajuda a estar sempre atualizado no que você já é bom, assim como focar no que ainda não domina pode te ajudar a ter um complemento profissional. Nenhum aprendizado é desperdiçado! Continue estudando.

  1. Não tenha medo de ousar:

Se você sabe que pode mandar bem em uma função ou realizar uma tarefa diferente, por que não tomar a frente e se oferecer? Muitas vezes, a chance de crescer está dentro do próprio local onde já trabalha, ou entre as pessoas que já conhece. 

Ao invés de elaborar um plano a longo prazo, aposte em falar com seu chefe ou aquele amigo de um curso que tem contatos. Trabalhar em grupo também te ajuda a mostrar como pode se destacar e destacar outros em prol da empresa ou de um projeto. Ouse mostrar que tem talento!

  1. Desenvolva um plano sério:

Muitas vezes, nos deparamos com desafios ao longo da nossa jornada profissional que acabam nos tirando da rota. Por isso, estabelecer um plano bem traçado vai te ajudar a seguir no caminho.

Se você sabe que precisa se dedicar a um idioma, melhorar uma competência, fazer uma prova para uma bolsa de estudos ou até mesmo pesquisar vagas, inclua horários para essas realizações em sua rotina.

Dentro do plano, algo que pode ser útil é pesquisar jornadas de sucesso de outros profissionais com o mesmo perfil que você e traçar caminhadas parecidas. Isso te ajuda a ficar motivado e acreditar que “dá certo”. Porque dá!

O caminho para evoluir profissionalmente pode ser longo, mas é possível! Confie em você e mire no que quer. Foco e trabalho são fundamentais.

Não perca nossas dicas e conteúdos seguindo o Instituto nas redes sociais. Até o próximo artigo!

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?