No dia 12 de agosto, comemoramos o Dia Internacional da Juventude. A data, criada pela ONU, busca evidenciar a importância de dar voz e oportunidade aos jovens, também focando em sua conscientização para questões sociais, tendo em vista a responsabilidade das novas gerações como futuras responsáveis pelo planeta.
Como uma das pautas mais importantes desta campanha, está a defesa da educação. É sobre isso que vamos falar neste blog!
O papel do jovem e a oportunidade:
É papel principal do jovem acumular sabedoria para o futuro, e descobrir a si mesmo com dignidade.
Todo o aprendizado reunido nesta fase garantirá que os profissionais de amanhã, médicos, educadores, ativistas, políticos, precursores de tecnologias e afins, cuidem do mundo da melhor maneira possível. Pensando nisso, é papel de todos nós, enquanto sociedade, oferecer oportunidade e apoio para que essa juventude tenha seus direitos garantidos.
Se tratando de educação, as ferramentas oferecidas podem transformar vidas, e essa afirmação é unânime entre especialistas educadores e recrutadores do mercado de trabalho, assim como estudiosos sociais.
Um cenário que pode mudar:
O trabalho para a mudança do cenário atual começa, sem dúvida, no incentivo à educação. É grande o número de jovens sem expectativa de futuro, desinteressados em carreiras e estudos. Por outro lado, também ainda não é acessível para boa parte dos jovens — principalmente os geograficamente ou socialmente marginalizados — a inserção em um ambiente escolar de qualidade.
A iniciação no mercado de trabalho também é um desafio. Além da precariedade nas qualificações para carreiras de alto nível, as vagas de emprego, em geral, são cada vez mais disputadas.
Atualmente, o jovem brasileiro passa por um dos maiores índices de desemprego e abandono escolar da história. A taxa de desocupação entre 18 e 24 anos, segundo o IBGE, é de 18%, mais da metade da média geral, perdendo apenas para a faixa entre 25 e 39 anos.
Esse cenário pode ser revertido por meio da criação de programas de oportunidade e incentivo à qualificação de excelência.
No Instituto Baobá, por exemplo, a valorização do jovem se dá por meio da criação de bolsas de estudo para jovens, visando a integração em carreiras de alto nível. O programa do Instituto é apoiado por parceiros, e dirigido por diversos profissionais altamente qualificados, proporcionando certificação de reconhecimento.
Saiba como apoiar o Instituto ou conheça o projeto;
Outros caminhos para a mudança:
Além do incentivo à educação, inserir o jovem em ambientes culturais, de esporte e lazer de qualidade, além da garantia de vida digna, também são fatores fundamentais para a mudança contínua.
Promover discussões acerca dessas necessidades faz com que a sociedade tome para si a responsabilidade de ajudar nesta causa, o que facilita as mudanças.
O jovem em si tem papel fundamental no ativismo de causas ambientais, sociais e democráticas, e deve ser incentivado a conhecer seus direitos e deveres, além de seu papel como geração do futuro.
Em comemoração ao Dia da Juventude, a ONU promove diversas ações pela causa. Vale a pena conferir as notícias do fórum especial de jovens, e acompanhar as mudanças e objetivos.
O Programa do Instituto Baobá:
O programa do Instituto Baobá é um roteiro meticulosamente elaborado para formar profissionais de TI altamente capacitados e competitivos.
Não se limita a ensinar habilidades técnicas; ele molda indivíduos completos, prontos para enfrentar os desafios dinâmicos e crescentes do mundo da tecnologia da informação com confiança e sucesso.
Ao se formarem, os alunos não apenas possuem um conjunto impressionante de certificações reconhecidas globalmente, mas também uma confiança inabalável em suas habilidades e uma compreensão profunda das demandas do setor de tecnologia da informação.
Para saber mais sobre educação e futuro, continue acompanhando o Instituto Baobá no blog e nas redes sociais.