Instituto Baoba

A importância da família na vida dos jovens: A geração que ajuda nas despesas

Foi-se o tempo em que a juventude era sinônimo de ideias não planejadas e experiências desregradas. Pesquisas mostram que os jovens da geração Z, dos nascidos entre 1995 e 2010, estão cada vez mais focados em administrar bem o dinheiro e adquirir bens.

Mas qual será a razão para essa busca pela estabilidade financeira? E qual é o futuro desses jovens no mercado de trabalho? Vamos entender!

Geração chefe de família?

Há muitas décadas, os chamados “chefes de famílias” são aqueles que ocupam figuras paternas e maternas, normalmente os principais provedores de suas casas. Essa configuração criou estereótipos para muitos jovens, os chamados “nem-nem” — nem estudam, nem trabalham —, mas é um formato que vem mudando. 

De acordo com a pesquisa “Geração Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca, os jovens de 16 a 25 anos, principalmente, têm se mostrado mais ativos financeiramente. 

A pesquisa aponta que, contrariando as expectativas, o grupo dos “nativos digitais” procura por uma independência e segurança que está acima das experiências passageiras. Isso significa que os jovens da geração Z desejam casa própria, automóvel e estabilidade.

Esse levantamento aponta ainda que 72% dos jovens desse período ajudam nas despesas de casa, criando uma configuração onde são fundamentais para o bem-estar de seus familiares, e possuem muita consciência financeira. 

Responsabilidade social no apoio aos jovens:

Para apoiar esta nova geração de consumidores, trabalhadores e líderes, projetos sociais que ofereçam oportunidades se mostram cada vez mais necessários.

Os jovens da geração Z buscam, antes de mais nada:

  • Estabilidade financeira;
  • Carreiras proveitosas; 
  • Bem-estar familiar;
  • Casa própria;
  • Automóvel;
  • Condições para estudo e ascensão;

Se estes são os interesses da geração, é fundamental impulsionar suas conquistas e apoiar as necessidades, ajudando a fornecer os meios para que cada vez mais jovens tenham acesso à aprendizagem e colocação no mercado de trabalho. 

Muitos destes jovens não atingem suas expectativas sociais por falta de chances, menos alcance de informações e uma espécie de descaso do sistema que os deixa à deriva. 

Por isso, fazer com que esses jovens tenham acesso à cultura, experiências significativas e uma vida mais digna, é essencial para construir um futuro melhor, alinhado às suas expectativas. 

Jovens no mercado de trabalho: a importância da oportunidade;

Projetos como o Instituto Baobá oferecem ensino de qualidade, atendendo especialmente aos jovens que precisam de oportunidades que vencem barreiras geográficas, sociais e econômicas. Tudo isso buscando garantir carreiras de alto nível, transformando a vida não apenas dos alunos, mas de suas famílias. 

E com tudo isso, já deu para perceber a importância que o futuro do mercado tem para essa geração, não é?

O futuro do mercado de trabalho:

Mesmo que os índices de desemprego se mostrem preocupantes em diversos momentos dos últimos anos, a mudança na maneira como consumimos e levamos nosso dia a dia cria oportunidades. São as chamadas “carreiras do futuro”.

A evolução tecnológica gera demanda por profissionais das mais diversas áreas relacionadas, que vão desde a criação e montagem de aparelhos, até o desenvolvimento de softwares, aplicativos e canais de segurança para usuários. 

Profissões de consultoria, reparo, bem-estar online, e até mesmo profissões mais antigas com novas necessidades tecnológicas, se mostram boas opções para quem começa a pensar em uma carreira. 

Cibersegurança: O mercado do futuro?

A projeção para o mercado de trabalho é que essas áreas tendem a crescer nos próximos dez anos, e a expectativa é que os jovens da geração Z, nativos digitais, ocupem cada vez mais cargos de alto nível. 

Desta maneira, é necessário começar a incentivar desde já a busca por oportunidades profissionalizantes e deixar de ver os jovens com estereótipos do passado. Afinal de contas, eles são o futuro. Juntos, vamos transformar o mundo.

Quer ficar por dentro de novidades e acompanhar o dia a dia do Instituto Baobá? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e ativar as notificações para não perder nada!

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?